domingo, 31 de dezembro de 2017

Como Aplicar Máscaras no Cabelo?

Máscara no cabelo? Ok!
Tem de estar seco ou molhado?
Posso lavar antes? ou tenho de estar 48h sem lavar?


Neste post vou dizer-vos qual é a ordem correcta de aplicação de qualquer máscara de tratamento capilar.
Não basta aplicar a máscara no cabelo, deixar actuar e esperar um óptimo resultado.
Antes de aplicar qualquer máscara no cabelo, temos de saber os passos cruciais para garantimos que todos os ingredientes são absorvidos.



➤ Ordem correcta de aplicação

  1. Shampoo - lavar o cabelo com o champô
  2. Aplicar a máscara de tratamento
  3. Condicionador
O Shampoo tem a missão de abrir as cutículas dos fios, para a máscara ser absorvida e assim agir durante o tempo de acção.
O Condicionador vai fechar as cutículas retendo a máscara dentro dos fios. Se a máscara for aplicada depois do condicionador, o fio já está com as cutículas fechadas logo, o tratamento não vai ter resultado a 100%.


➤ Retire o excesso de água do cabelo antes de aplicar a máscara


Se o cabelo estiver com muita água, a máscara vai ficar diluída e assim perde grande parte do poder de tratamento. 
Dica: Podem usar uma toalha mas aconselho (por experiência) a utilizarem uma T-shirt velha, o cabelo deve ser amassado e não esfregado pois ao esfregar os fios eles vão embaraçar-se todos e depois o desembaraçar é mais uma chatice que temos. O fio tem de ficar húmido (sem pingar), é o ambiente perfeito para a máscara agir.


➤ Enxagúe abundantemente em água morna quase fria


A água fria ou quase fria no cabelo tem de deixar de ser um problema. O cabelo tem de ser muito bem enxaguado para que não fique nenhum resíduo do produto, caso contrário o cabelo pode ficar opaco, duro. A água quente elimina os óleo s de protecção naturais que os nossos fios e o couro cabeludo tem enquanto a água fria ajuda a dar brilho e a fechar as cutículas do fio.

Caso notem que o cabelo já não está a responder tão bem às máscaras de tratamento, talvez seja porque ele acumulou demasiados resíduos e precise de uma lavagem com um Champô Anti-Resíduos.


➤ Ingredientes para potencializar o efeito da máscara


Hidratação: Maionese, mel, maisena, farinha maisena, glicerina líquida, iogurte natural, leite de coco,água de coco, vitaminas A B C D, aloe vera,...

Nutrição: Óleos vegetais (azeite, óleo de coco, óleo de abacate, óleo de amêndoas doces), óleo de argan, manteiga de karité, geleia real, leite de cabra,...

Reconstrução: Queratina, gelatina sem sabor, colagéneo, aminoácidos (arginina, lisina, cisteína), proteína do trigo,...


➤ Frequência


Não vale a pena "construir" a melhor máscara do mundo se só a vamos usar duas vezes por mês, isso não resulta! É verdade que muitas das vezes a rotina não o permite mas há a ajuda do Cronograma Capilar, com ele a nossa vida é bem facilitada, só temos de tirar 3x por semana um pouco do nosso tempo para lavar com shampoo, colocar a máscara e passado o tempo de acção, enxaguar. O que fazem enquanto a máscara está a actuar é convosco, o que interessa é que ela está lá.
Assim que acabarem um CC basta fazer outra vez os testes de  Porosidade e o  Teste de Elasticidade e Força dos Fios.

#jubadediva



O que é o Cronograma Capilar e como funciona?

O que é o Cronograma Capilar ou CC?


Estas duas palavrinhas maravilhosas tem muito significado para o nosso cabelo, é basicamente uma rotina de cuidados com o cabelo: Hidratação, Nutrição e Reconstrução.
Foi criado com o objectivo de repor a massa capilar e todos os nutrientes que perdemos naturalmente durante o dia a dia. É indicado pata todos os tipos de cabelo mesmo os mais saudáveis (a poluição, o secador, a prancha e a água quente por si já retiram propriedades aos fios) mas principalmente para os mais necessitados que têm tudo o que já foi referido, mais químicas como descolorações, tinta e alisamentos.
O cabelo precisa de cuidados diários e semanais, não existem milagres e muito menos no cabelo, este tipo de cuidado traz-nos um resultado bastante satisfatório a longo prazo.

Antes de começar o CC mais adequado(aconselho a começar pelo Cronograma Capilar Oficial), convém saber do que cabelo precisa, para tal aconselho-vos a fazer os seguintes testes:
 Teste de Porosidade
 Teste de Elasticidade e Força dos Fios

Como funciona o Cronograma Capilar?


A base do CC são 7 hidratações, 4 nutrições e 1 reconstrução mensalmente.
As regras de um bom CC são: fazer sempre uma pausa de 48h entre cada etapa, convém fazer uma etapa de nutrição antes da reconstrução, manter uma dieta equilibrada e beber pelo menos 1,75L de água por dia.





Se é a primeira vez, o CC mais indicado a fazer é o Oficial (é mais completo e deixa o cabelo com algum "alimento").
O CC Oficial é composto por 8 Hidratações, 3 Nutrições e uma Reconstrução. Cada Processo é feito em dias diferentes e sempre com, no mínimo 48h de intervalo.


ETAPA 1: HIDRATAÇÃO


Se o seu cabelo está sem brilho, áspero e armado, ele precisa de Hidratação, muita Hidratação. É a base de qualquer CC.
As máscaras com poder de Hidratação contém silicones, aloe-vera, açúcar, vitaminas, glicerina, Karité. São bem fáceis de encontrar, há imensos sites a vender todo o tipo de máscaras a um ótimo preço. E caso queiram dar ma ajuda extra à vossa máscara de hidratação basta adicionar uma colher de sobremesa de Glicerina líquida ou duas de Farinha de Maizena, duas ou três gemas de ovo.

Esta fase do CC vai deixar o cabelo macio, com os caracóis mais definidos, com muito melhor aspecto, garanto! E pode ser feita com mais frequência porque não sobrecarrega o cabelo (sem esquecer da regra das 48h de descanso).

Neste post estão algumas Receitas de Máscaras de Hidratação

ETAPA 2: NUTRIÇÃO


O objectivo da Nutrição (ou umectação) é devolver lípidos ao cabelo, repondo a oleosidade necessária. Se o seu cabelo está cheio de frizz e desalinhado vamos até à nutrição.
Os ingredientes base de uma boa máscara de nutrição são os óleos e as manteigas (calma, não estou a falar da manteiga de comer) de Karité, manteigas de cacau, de abacate, o óleo de coco, óleo de amêndoas doces(que tem vários nutrientes necessários aos fios, o que o torna num óleo precioso).
Esta fase acaba com as pontas duplas, combate o ressecamento, o frizz, dá força ao nosso cabelo para ter volume. É a fase em que temos um resultado quase imediato.


Neste post estão algumas Receitas de Máscaras de Nutrição

ETAPA 3: RECONSTRUÇÃO

Nesta etapa repomos a proteína no cabelo. Se o cabelo estiver poroso, fino, quebradiço ele precisa de Reconstrução!(Nota: Antes de fazer uma Reconstrução faça SEMPRE uma Hidratação e uma Nutrição, sempre com a regra das 48h).
As máscaras com o poder de reconstruir contém: creatina, queratina, proteína, colagéneo, aminoácidos, cisteína, arginina, proteína hidrolisada,...
Mas há que ter em atenção que o excesso de queratina no cabelo proporciona a quebra do mesmo! Nada de exagerar na reconstrução, o ideal é fazer uma reconstrução a cada 15 dias no máximo, sempre depois da hidratação e nutrição. É a etapa bomba do ciclo, é mesmo a mais potente portanto nada de matar o cabelo de dentro para fora! Vai deixar-nos o cabelo meio duro mas repõe a queratina, a massa, os aminoácidos, etc deixando o cabelo mais forte sem aqueles pontinhos brancos onde o cabelo acabaria por partir.

Neste post estão algumas Receitas de Máscaras de Reconstrução (em breve)


Agora que já entendemos o que é o CC e como funciona, podem começar pelo Cronograma Capilar Oficial e depois fazer então o  Teste de Porosidade e o Teste de Elasticidade e Força dos Fios para ver o CC que mais se adequa ao vosso cabelo.

Existem vários tipos de CC.
Nos próximos post's vou mostrar os outros tipos de CC:
Cronograma Capilar Para Cabelos Muito Danificados
Cronograma Capilar Para Cabelos Pouco Danificados
Cronograma Capilar Para Cabelos Elásticos
Cronograma Capilar Para Cabelos Saudáveis
#jubadediva

sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Teste de Elasticidade e Força dos Fios

O cabelo parte-se do nada? Parece pastilha elástica?


A elasticidade é a característica que não deixa que o fio se parta com facilidade quando o desembaraçamos, o prendemos ou quando fazemos algo que exija força do mesmo.
Hidratação a mais faz com que o fio "rebente" por dentro, com reconstrução a mais o cabelo quebra que nem esparguete, com demasiada nutrição o cabelo fica oleoso tipo lambidela de vaca.


O teste é bem simples, basta retirar um fio de cabelo do topo da cabeça e enrolar entre os dedos como se enrola o fio dental.
Depois basta puxar levemente, sem a intenção de partir o fio.

Resultado:



1 - O cabelo estica como um elástico, o fio fica distorcido (não volta ao normal) e quebra.
Se for o caso, o cabelo tem demasiada elasticidade, está fraco e danificado, precisa de Reconstrução para ganhar força novamente.

CC indicado: Cronograma Capilar Para Cabelos Muito Danificados 




2 - O fio parte assim que se puxa.
 Quando o cabelo está sem nenhuma elasticidade, é preciso apostar na Hidratação e na Nutrição para ele não ficar tão rijo. Neste caso a Reconstrução não é indicada porque a queratina em excesso deixa o fio ainda mais duro.

CC indicado: Cronograma Capilar Para Cabelos Muito Danificados e depois Cronograma Capilar Cabelos Elásticos




3 - O cabelo estica e volta ao normal.
 Está saudável, não é preciso preocupar-se com a elasticidade! Basta continuar com o bom trabalho.

CC indicado: Cronograma Capilar Para Cabelos Saudáveis


#jubadediva

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Teste de Porosidade

"Não sei o que fazer ao meu cabelo"
"Máscaras? Há tantas! Por onde começo?"
"Teste de porosidade? O que é isso?"




Quando se trata de cuidar do cabelo existem dois tipos de pessoa: os que seguem à risca o Cronograma Capilar e os que é preciso o cabelo estar uma desgraça para se lembrarem de tratar dos fios.
Este teste simples vai ajudar a diminuir a dúvida e o stress na altura de escolher o caminho a seguir para chegarmos à nossa meta: Uma Juba de Diva!
Não vale a pena repetir o teste muita vez! Não queremos ninguém careca aqui ;)

Teste de Porosidade


Todo o cabelo tem porosidade.
O que acontece com o teste do copo é que quanto mais poroso o fio está, mais água ele absorve portanto vai afundar (é tal e qual um barco cheio de furinhos, a água vai entrando e ele afunda).
Há três níveis de porosidade: o cabelo pode flutuar, ficar a meio do copo ou afundar.


O teste é bem simples, vamos precisa de:

  • Um copo transparente
  • Água

Antes de mais temos de lavar o cabelo com shampoo, depois é so pegar nem alguns fios (podem ser aqueles que saem naturalmente ao escovar), coloca-os no copo e esperamos 10 minutos.




Se o cabelo boiar, têm baixa porosidade: Quer dizer que as cutículas do fio estão tão fechadas, isso dificulta a absorção natural de água e qualquer outro tratamento que se faça no cabelo. 
O que fazer: Hidratação - Lavar o cabelo com água morna (NUNCA QUENTE) e utilizar uma a máscara uma vez por semana (no mínimo) para o cabelo ficar macio e sedoso.
Produtos: Aloe Vera, Silicones, Mel, Glicerina, Açúcar, Banana, Óleo de coco,...



Se o cabelo ficar no meio têm porosidade média: Alegra-te! O teu cabelo está saudável! Aqui o cabelo consegue absorver toda a água necessária e os tratamentos sem problema.
O que fazer: Umectação -  Para o mantermos assim, o indicado é fazer nutrição de 15 em 15 dias, para os cachos se manterem sempre definidos, bonitos e sem frizz. Mas falta sempre algo, hoje está num dia bom, amanhã parece que tem vida própria.
Produtos: Manteiga de Karité, Abacate, Óleos vegetais,...



Se o cabelo afundar totalmente, têm porosidade alta: As cutículas estão super abertas! Isso quer dizer que o cabelo até absorve a água e os nutrientes, o problema é que entra por um lado e sai pelo outro, retém muito pouco ou quase nada.
O que fazer: Reconstrução - O cabelo precisa de proteína para voltar a ficar forte e bonito. Inicialmente é normal que não fique muito macio.
Produtos: Queratina, Colagéneo, Gelatina,...




Agora, para tirar todas as dúvidas, vamos fazer o Teste de Elasticidade e Força dos Fios.

#jubadediva