quinta-feira, 29 de março de 2018

Tipos de Cabelo

A pergunta "Qual é o seu tipo de cabelo?" é bastante vaga.
Quantas vezes temos de explicar que ele é encaracolado mas não é crespo nem tem caracóis abertos, está lá no meio, mas qual meio? Como explicamos exactamente qual é o nosso tipo de cabelo?
Existem muitos tipos de cabelo, ao conhecermos o nosso, na hora de responder à tal pergunta a maior parte das pessoas não sabe o que há-de dizer.

Neste post vou-vos mostrar quais são os principais tipos de cabelo e as suas características.


Pode parecer pouco explícito mas na realidade é bem simples!

Vamos começar pelos números:
  • O número 1 corresponde ao cabelo Liso (sem ondas)
  • O número 2 corresponde ao cabelo Ondulado.
  •  O número 3 corresponde ao cabelo Encaracolado.
  • O número 4 corresponde ao cabelo Crespo.


E dentro dos números temos as divisões por letras que corresponde à densidade e ao tipo de ondulação:
  • A letra A corresponde a cabelos com uma Ligeira Ondulação e/ou finos.
  • A letra B corresponde a cabelos com uma Ondulação Mais Definida e/ou espessura média do fio.
  • A letra C corresponde a cabelos com cachos menores mas Bastante Definidos e/ou com os fios grossos.


Tipo 1 - Cabelo Liso




Basicamente é o fio totalmente liso, sem ondulação da raiz às pontas. Normalmente é bem sedoso, são poucos os adereços que se seguram nele, pois a oleosidade natural dos fios consegue chegar às pontas sem problema. 
 Aqui as letras são utilizadas para identificar a espessura do fio (fino, médio, grosso).

  • 1A (Liso e Fino) - sem corpo, muito brilhante, com alguma tendência para a oleosidade e a andar colado à cabeça, o famoso cabelo de lambidela. Este não segura adereços nem penteados, ganchos, travessões, elásticos sem retoque de 30 em 30 min é algo impossível para quem tem este tipo de cabelo. Utilize sempre productos leves para não pesar, caso seja extremo, utilize produtos de linhas próprias para cabelo oleoso, principalmente o champô que vai tentar equilibrar a oleosidade do couro cabeludo, procure os que não são à base de silicone porque fazem com que o cabelo fique mais pesado e, neste caso, o objectivo é exactamente o contrário. Os productos de dão volume também são uma boa aposta!
  • 1B (Liso e de grossura Média) - Tem os fios mais encorpados que o anterior, apresenta algum volume. Consegue segurar adereços, os caracóis feitos com um modelador já aguentam algumas horas. Neste tipo de cabelo tanto o condicionador como o hidratante deve ser aplicado só nas pontas e as vezes ir alternando com um mais hidratante e potente, para manter o brilho e o alinhamento dos fios.
  • 1C (Liso e Gosso) - Liso, denso, pesado,  dificílimo de modelar. Os fios são tão grossos que ao olhar para a cabeça dá para ver um por um sem esforço. Para manter uma boa aparência é recomendado utilizar productos que removam bem a oleosidade da raiz. o condicionador deve ser utilizado só nas pontas, o reparador de pontas duplas também costuma ser um bom aliado.

Tipo 2 - Ondulados





O Tipo 2 não é liso nem é encaracolado, está lá no meio. É sedoso, mas não tanto quanto o cabelo liso, é um pouco seco nas pontas, mas nem se compara à secura de um cabelo crespo. É bastante versátil, costuma ser bastante fácil de modelar, com uns amassos formam algumas espirais mais definidas mas quando escovados são bem fáceis de alisar.  Normalmente este tipo de cabelo tem a raiz lisa e as ondulações em forma de "S" aparecem no comprimento e nas pontas.

  • 2A (Ondulado Fino) - As ondas são pouco definidas, os fios são bem finos e meio lisos, é um cabelo leve mas não costuma ter muito volume. É suave e fácil de modelar, alisa bem com a escova e encaracola bem com o modelador mas tem tendência a voltar ao formato original mais facilmente por ser fininho. Não costuma ter muito volume portanto productos que intensificam o volume são indicados para este tipo de cabelo, para o estilizar o indicado é o gel, a mousse ao invés de cremes e manteigas ( tem tendência a pesar e muitos tem óleo na sua composição que neste tipo de cabelo não convém aplicar desnecessariamente).
  • 2B (Ondulado Médio) - Não é fácil de modelar pois possui forte memória do formato original, tem tendência para o frizz. As madeixas são soltas e formam um "S" perfeito, o ideal é utilizar mousse e gel para manter as ondas além de utilizar um finalizador anti-frizz.
  • 2C (Ondulado Grosso) - Aqui as ondas são intensas e tem um formato de "S" bem definido, começam a notar-se alguns caracóis. Notasse algum volume logo junto à raiz. É dificil de modelar, aqui a solução é caprichar nos finalizadores anti-frizz, nos activadores de cachos e  e na mousse, ao amassar começamos a ver alguns canudos levinhos. O corte em camadas levemente escadeadas resulta bastante bem neste tipo de cabelo.


Tipo 3 - Encaracolados



Apesar de haver quem considere o cabelo 2B e 2C como encaracolado, aqui no Tipo 3 reina a definição. Mas nem tudo é um mar de rosas, ter um cabelo Tipo 3 é maravilhoso mas uma pequena maldição ao mesmo tempo. Se for bem tratado tens os olhos todos em ti ( de uma boa maneira), se te descuidares com a "manutenção", o cabelo torna-se num verdadeiro pesadelo.
Este tipo de cabelo além de denso e volumoso é bastante seco. O couro cabeludo produz uma oleosidade natural que percorre os fios, neste tipo de cabelo esse processo é dificultado pelo formato do próprio fio, por ser encaracolado funciona como um obstáculo, complicando o caminho do óleo da raiz até às pontas. Por isso temos de caprichar na hidratação!
Efeito Pirâmide
Evite cortar em qualquer salão, até encontrar o seu par de mãos predilecto vai dar umas quantas cabeçadas. Um profissional habituado a trabalhar com este tipo de cabelos tem maior facilidade em conseguir dar-nos o que pedimos. Um bom corte ajuda imenso a conseguirmos alguma definição extra (em alguns casos) e um volume lindo e equilibrado, em mãos erradas temos o famoso corte egípcio, em que ficamos com o efeito pirâmide (nada agradável). Tenham atenção que este tipo de cabelo tem um crescimento quase imperceptível graças ao factor de encolhimento.
Pessoalmente prefiro pentear o cabelo enquanto estou no duche com o condicionador, não só facilita a absorção dos nutrientes como ajuda bastante no desembaraçar e verifiquei que no final fica muito menos cabelo no pente e no ralo.


  • 3A (Caracóis Soltos) - Possui aquele tipo de caracol largo e regular, parece que foram feitos por encomenda. Costumam segurar bem o penteado e adereços, os melhores productos para manter os caracóis naturalmente definidos são gel, mousse, leave-in e os cremes activadores de caracóis desde que não sejam muito pesados. O shampoo sem sulfato é o mais indicado.
  • 3B (Caracóis apertados) - Sobre os 3B tenho assunto até amanhã, este é o meu tipo de cabelo. São caracóis mais apertados que os 3A e definidos e regulares, a raiz tanto pode ser mais ondulada como encaraolada. Dão trabalho a pentear! Para manter os caracóis bonitos geralmente faço entre duas a três fitagens por semana com o creme activador de cachos. Como os fios costumam ser bem secos a umectação é bastante importante em conjunto com o CC. No Day After costumo borrifar todo o cabelo com uma mistura de água e o activador de cachos com um potente controlo de frizz e amasso. Este tipo de cabelo (no meu caso) comporta-se muito bem com o activador de cachos.
  • 3C (Caracóis Super Apertados) - Os caracóis parecem que foram enrolados à volta de um lápis, são bem fechadinhos com um padrão e forma bem definidos. Hidratação é a palavra de ordem para manter os fios sempre bonitos, prefira sempre productos com o máximo poder de hidratação. Para estilizar prefira productos mais densos como cremes, óleos e manteigas.

Tipo 4 Crespo




No Tipo 4 estão os cabelos normalmente conhecidos como Afro ou Carapinha. São bem mais secos e frágeis que qualquer outro tipo de cabelo, como tem uma textura bastante encrespada (as espirais são bem fechadinhas), a oleosidade tem imensa dificuldade em percorrer os fios, o que resulta em pontas bastante secas. Todas as fazes do CC são importantes para estes fios, para não quebrarem muito enquanto crescem convém apostar numa boa hidratação.
Uma condição que diferencia os caracóis do tipo 3C para o 4A é a de que os cabelos no 4A mesmo molhados mantém-se enrolados enquanto que os 3C tendem a ficar mais ondulados e a mostrar algum comprimento.


  • 4A (Crespo Fino/Macio) - Os caracóis são estreitíssimos, da largura de uma palhinha de sumo, bem definidos (quando bem tratados), são enrolados deste a raiz, tendem a ter bastante volume natural. Não é recomendado lavar todos os dias porque assim vai estar a remover a oleosidade natural e se ele era seco, mais seco fica. O método de co-wash é o indicado para este tipo de cabelo porque é uma limpesa feita somente com o condicionador (adequado ao seu tipo de cabelo) ao limpar suavemente e hidratar sem remover a oleosidade natural do cabelo. Caso a ideia de eliminar o shampoo pareça demasiado radical, tente reduzir a sua utilização para 1x/semana ou então prefira uma gama de shampoo e condicionador sem sulfato, com propriedades bastante hidratantes. A hidratação nunca é demais!
  • 4B (Crespo Médio Seco) - As madeixas são menos definidas que as do tipo 4A, estas são mais em forma de "Z", aqui o shampoo, o condicionador, o leave-in convém serem do mais cremoso e/ou cremoso que encontrarem, que deixe os fios com um aspecto hidratados, brilhante e saudáveis.
  • 4C (Crespo Sem Forma) - Mantemos a estrutura em "Z" que temos no 4b mas a definição dos caracóis, normalmente, encontramos somente nas pontas. Com este tipo de cabelo aconselho vivamente a aderir ao método de Co-Wach ou aos shampoos sem sulfato. É bastante seco, após as lavagens não se esqueça de selar os fios com óleo natural para reter a hidratação no seu interior. A Umectação é muito boa repor os óleos no cumprimento dos fios, a hidratação também é uma etapa que não pode faltar na agenda, o ideal será fazer de 3 em 3 dias. Para finalizar, usem manteigas e leites específicos com alto poder de hidratação. Dependendo do gosto de cada um, os cremes podem ser mais pesados fazendo com que o cabelo tenha menos volume e dê uma aparência mais alongada os mesmos ou então um creme mais leve que potencie a definição e o toque final do garfo para dar o volumão que este cabelo permite.



Agora, caso não tenham feito ainda, aconselho-vos a fazer o  Teste de Porosidade e o Teste de Elasticidade e Força dos Fios para depois iniciarem o Cronograma Capilar ideal para o vosso cabelo e começarem a aproveitar ao máximo o vosso cabelão!


segunda-feira, 26 de março de 2018

Como Recuperar o Cabelo com Química

Todas nós já desejámos fazer um upgrade ao nosso visual, uma mudança radical, para tal os processos como alisamento, descoloração, permanente, madeixas são aqueles a que recorremos mais facilmente, são os que dão resultados mais extremos mas consequentemente são os mais agressivos para os fios.

Por mais que o resultado fique incrível, não nos podemos esquecer que temos de continuar a cuidar dos fios, podemos estar com um cabelo lindo quando saímos do cabeleireiro mas temos de fazer os possíveis para que ele ele se mantenha assim, caso contrário, ao longo do tempo, os danos feitos no interior da fibra capilar começam a notar-se, deixando o cabelo elástico, baço, quebradiço, armado.

No final acabamos por abusar e colocar química em cima de química, sem dar o devido descanso e tratamento adequado ao cabelo, utilizando químicas incompatíveis que actuam como uma bomba e destroem toda a fibra que resta.

Dá vontade de correr para a tesoura!
Mas antes de cortar para nos arrependermos depois, vamos tentar recuperar. Depois vamos então cortar, provavelmente só as pontas que são o mais difícil de recuperar.

Características de um cabelo quimicamente danificado:
  • Parte facilmente
  • Cai muito (de maneira exagerada)
  • Sem Brilho
  • Armado
  • Fino
  • Com Pontas Duplas
  • Desalinhado
Ao entender o motivo dos danos capilares é meio caminho andado para encontrarmos a melhor solução. Como é a minha alimentação? Bebo água suficiente? Dei pouco tempo de descanso entre químicas? Faço o CC correctamente?

Dicas para Recuperar o Cabelo Quimicamente Destruído

1º - Esqueça o Secador e a Prancha!

Sim minha menina, acabou a prancha, pelo menos até termos o cabelo a 98%, o secador pode ser utilizado mas na função de frio (preferencialmente) e sempre com a protecção de calor.
Pode parecer impossível porque há muitas meninas que só conseguem um look mais domado e certinho caso utilizem o secador e a prancha.
Mas esse look mais domado pode custar bem caro, o excesso de calor, essa modificação vai deixar o cabelo ainda mais seco e empalhado, com o tempo só piora.

2º - Evite prender o cabelo molhado

Esta vale para todas nós, ninguém deve prender o cabelo molhado, é de evitar ao máximo.
O cabelo quando está danificado pela química fica bastante sensível, molhado ainda mais sensível fica e ao prendermos vamos pedir ao cabelo para fazer demasiada força, essa força que ele já não tem portanto vai quebrar ainda mais e piorar o nosso problema.

3º - Seguir o Cronograma Capilar

É importantíssimo seguirmos o CC!
Ao fazermos madeixas (por ex) convém fazermos o CC de Muito Danificados mas, para ter certeza de qual CC devemos seguir, convém fazer o Teste de Porosidade e o Teste de Elasticidade e Força dos Fios. Após um mês de CC convém fazer novamente os testes e só no fim dessa segunda volta podemos começar a ponderar fazer outra química.


4º - Uma Boa Alimentação e a Água são os nossos maiores aliados!

Nós somos o que comemos!
Ao consumirmos alimentos ricos em Vitamina D, Zinco, Ferro estamos a alimentar os fios também. Normalmente o principal motivo é a falta de água, é extremamente necessário nos hidratarmos diariamente, é ela que mantém a cutícula dos fios saudáveis mantendo os nutrientes e as proteínas dentro do fio. Daí a Hidratação ser o principal tratamento para a recuperação dos fios e dá para ser feita de várias maneiras.
Neste post tem algumas receitas de máscaras de Hidratação.

 5º -  Use productos adequados ao seu cabelo

O shampoo, o condicionador, as máscaras tudo influencia a saúde do nosso cabelo. Existem centenas de productos diferentes para cada tipo de cabelo, foi tudo estudado ao pormenor, só temos de identificar o problema e saber quais os melhores ingredientes a utilizar para mantermos as madeixas sempre saudáveis.


6º - Aplicar sempre o Leave-in

Para proteger o cabelo dos agressivos naturais (vento, raios solares, poluição, poeira), é importante utilizar produtos sem enxágue na finalização do penteado. A juba mantém-se bonita, leve, definida e domada. O Leave-in é o producto do qual eu não abro mão, pessoalmente é-me indispensável.



#jubadediva

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Dicionário dos Cachos




Este post serve para facilitar o entendimento das expressões que são utilizadas neste blog.

Ananás
Apanhar o cabelo sem apertar, no topo da cabeça. Serve para que os caracóis não se desmanchem enquanto dormimos. Também fica lindo quando os cachos estão cheios de volume e indomáveis, faz um coque lindo e leve.

Activador de Cachos
É um leave-in cuja função é a de facilitar a definição dos cachos naturais e mantê-los ao longo do dia (também conhecido como Disciplinador de Cachos).

Baby Hair
São aqueles cabelinhos pequeninos que teimam em andar no ar, basicamente é cabelo novo a crescer.

Big Chop
Também conhecido por BC, é um grande corte de cabelo utilizado quando estamos em transição capilar para tirar a parte do cabelo que ainda tem química.

CC
Cronograma Capilar, quando virem as letras H, N ou R correspondem, respectivamente a Hidratação, Nutrição e Reconstrução - as três fases do Cronograma Capilar.

CF
Cruelty-Free (produto não testado em animais).

Corte Químico
Quando aplicamos dois produtos quimicamente incompatíveis no cabelo. Essa mistura de químicos incompatíveis criam uma destruturação na fibra capilar, os fios ficam tão frágeis que na maior parte das vezes caem e partem logo no enxagúe, depois do processo. O Corte Químico ocorre quando não é respeitado o tempo de pausa entre processos químicos, como alisamentos em excesso, luzes e madeixas feitas com  o cabelo ainda fragilizado por outro processo químico, erros na aplicação dos productos, etc.

Co-Wash
Técnica onde se lava o cabelo apenas com o condicionador, normalmente é utilizada por quem faz No Poo. Todos os productos utilizados( desde condicionador, máscara, leave-in, etc) tem de ser livres de petrolatos, silicones (solúveis e insolúveis), parafina, etc.

Creme de Pentear
É um Leave-in cuja função é a de auxiliar o desembaraço dos nós do cabelo e ajuda a manter os cachos definidos, sedosos e brilhantes ao longo do dia.

Day After
"Dia seguinte" ao utilizarmos esta expressão referimo-nos ao dia seguinte a que o cabelo foi lavado. Pode se utilizar "Day After" para o primeiro dia, "2nd Day after" para o segundo e assim sussessivamente.

Difusor
É uma peça que costuma vir com o secador de cabelo e quase ninguém sabe para o que serve. Ao encaixar no bocal do secador, o acessório ajuda a secar e definir os cachos rapidamente

Enluvar
Processo que ajuda a máscara a penetrar melhor nos fios. Consiste em aplicar a máscara mecha por mecha e fazer uma ligeira massagem com as pontas dos dedos, de cima para baixo no sentido da fibra capilar.

Fitagem
Técnica utilizada para definir os caracóis. Após colocar o creme de pentear, com o auxilio dos dedos, separar os caracóis naturais um por um.

Frizz
É o que acontece quando aqueles cabelinhos rebeldes que insistem em andar levantados devido ao excesso de humidade no ar ou à existência de electricidade estática. Também pode estar relacionado com o acto de esfregar com a toalha no cabelo ao retirar o excesso de água.

Humectação
Técnica em que usamos óleos no cabelo todo por um período mínimo de 3h. Substitui a fase de Nutrição.

Humidificador
Leave In que quem tem caracóis utiliza no day after.

Leave In
Qualquer producto sem exagúe (protector de calor, activador de cachos, creme de pentear, humidificador, etc)

Low Poo (pouco champô)
Técnica onde se usa um champô de fraco sulfato para lavar o cabelo. Todos os productos utilizados nesta técnica têm de ser livres de petrolatos.

No Poo (nenhum champô)
Técnica onde não se usa champô para lavar o cabelo, no máximo um champô artesanal. Todos os productos utilizados nesta técnica têm de ser livres de petrolatos e silicones insolúveis.

Parabenos
Conservantes muito utilizados nos cosméticos.

Plopping
É uma técnica de texturização feita com touca. Depois de lavar os cabelos, é só aplicar o creme de pentear nos fios ainda húmidos e fazer uma touca com um tecido de microfibra ou algodão (pode ser uma t-shirt velha) e esperar ao cabelo secar naturalmente (é ótimo para fazer durante a noite).


Porosidade
Serve para definir o estado da cutícula do cabelo(Muita porosidade ou baixa porosidade)
(Teste de Porosidade)

Pré-Poo
Técnica onde se coloca um óleo no comprimento do cabelo cerca de 10/15min antes da lavagem para proteger as pontas durante a mesma.

Selagem
Processo de selar as cutículas do cabelo. É feito com queratina sem exaguamento, passando logo a prancha.

Sulfato
Detergente, presente na maior parte dos champôs, utilizado para a limpeza do couro cabeludo.

Transição Capilar
Quando decidimos assumir o nosso cabelo natural, o período de transformação de volta ao natural é chamado de Transição Capilar.

UCPE
Umectar/Nutrir, Condicionar, Pausar e Enxaguar.




#jubadediva



sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Cronograma Capilar Cabelos Pouco Danificados

Antes de iniciar qualquer CC é indicado fazer os testes de  Porosidade e o  Teste de Elasticidade e Força dos Fios para não sobrecarregarmos os fios.



Assim que acabarem um CC basta fazer novamente os testes de  Porosidade e o  Teste de Elasticidade e Força dos Fios.



 Caso tenham alguma duvida em como aplicar a máscara, basta dar um olhinho no post  "Como aplicar Máscaras no Cabelo?"

Boa sorte meninas :D


#jubadediva

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Cronograma Capilar Cabelos Elásticos

Antes de iniciar qualquer CC é indicado fazer os testes de  Porosidade e o  Teste de Elasticidade e Força dos Fios para não sobrecarregarmos os fios.



Assim que acabarem um CC basta fazer novamente os testes de  Porosidade e o  Teste de Elasticidade e Força dos Fios.



 Caso tenham alguma duvida em como aplicar a máscara, basta dar um olhinho no post  "Como aplicar Máscaras no Cabelo?"


#jubadediva

Cronograma Capilar para Cabelos Saudáveis

Antes de iniciar qualquer CC é indicado fazer os testes de  Porosidade e o  Teste de Elasticidade e Força dos Fios para não sobrecarregarmos os fios.



Assim que acabarem um CC basta fazer novamente os testes de  Porosidade e o  Teste de Elasticidade e Força dos Fios.



 Caso tenham alguma duvida em como aplicar a máscara, basta dar um olhinho no post  "Como aplicar Máscaras no Cabelo?"
#jubadediva

Cronograma Capilar Cabelos Muito Danificados

Antes de iniciar qualquer CC é indicado fazer os testes de  Porosidade e o  Teste de Elasticidade e Força dos Fios para não sobrecarregarmos os fios.




Assim que acabarem um CC basta fazer novamente os testes de  Porosidade e o  Teste de Elasticidade e Força dos Fios.



 Caso tenham alguma duvida em como aplicar a máscara, basta dar um olhinho no post  "Como aplicar Máscaras no Cabelo?"

#jubadediva

Receitas de Máscara de Nutrição Capilar

O cabelo encaracolado e crespo, principalmente, têm tendência a ressecar mais facilmente que os lisos. Por isso esta etapa é necessária para repor os lípidos e óleos dentro dos fios necessários para que o fio se mantenha saudável, sem frizz e bem alinhado.


Para potencializar uma máscara de nutrição podemos utilizar qualquer óleo vegetal (óleo de amêndoas doces, de abacate, de coco, azeite), manteigas vegetais tais como a de cacau, karitê, leite de côco, abacate, leite de amendoim, amêndoa e nozes.
Esta fase acaba com as pontas duplas, combate o ressecamento, o frizz, dá força ao nosso cabelo para ter volume. É a fase em que temos um resultado quase imediato.





Exemplo de óleos que podemos usar:
  •  Azeite Extra Virgem: é bastante acessível, todas nós temos pelo menos uma garrafinha de azeite em casa, dá-nos brilho e vitalidade ao cabelo, possui vários antioxidantes que são capazes de combater os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento das células e o ressecamento dos fios.
  • Óleo de Amêndoas Doces: é rico em Vitaminas A e B, hidrata e nutre bastante o cabelo e tem alto poder penetrante. Além de ser bastante fácil de encontrar!
  • Óleo de Rícino: é um óleo bastante consistente se for aplicado sozinho, na raíz, dá alguma luta. Auxilia o crescimento, proporciona maciez...
  • Óleo de Côco: o meu favorito (e o de muitas meninas com caracóis). É rico em Vitamina E e ácidos graxos, é um poderoso hidratante que actua através do interior do fio, reconstruindo-o e fortalecendo-o. Utilizado de maneira correcta pode ser um ótimo aliado.
  • Óleo de Abacate: o óleo obtido através do fruto(não da semente), é rico em ómega 9(ácido oleico), Vitaminas A, D, e E e lecitina( ajuda contra  a queda do cabelo)



Nutrição com Abacate + Mel + Óleo de Côco





  • 1/2 Abacate (caso o cabelo seja curto basta usar 1/4 abacate)
  • 2 Colheres de Sopa de Máscara de Nutrição
  • 1 Colher de Sopa de Mel
  • 1 Colher de Sopa  de Óleo de Côco

Preparação:
Amassar bem o abacate ( sem casca) com um garfo, quando estiver bem molinho, adicione o mel e misture. Posteriormente basta adicionar o óleo de côco e a máscara e misturar tudo muito bem até termos uma pasta homogénea.
(pessoalmente prefiro fazer a mistura por etapas porque é-me mais fácil obter a consistência certa)



Nutrição com Leite de Côco + Azeite






  • 2 Colheres de Sopa de Leite de Côco
  • 2 Colheres de Sopa de Creme de Leite
  • 2 Colheres de Sopa de Azeite
  • 2 Colheres de Sopa de Máscara de Nutrição
Misturar tudo e aplicar mecha a mecha. Se o cabelo for oleoso não aplicar na raíz, se for bem seco pode-se aplicar nele todo.
Tempo de Acção: 30 min

#jubadediva


segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Receitas de Máscara de Hidratação Capilar com Mel

Para fazer uma boa Hidratação não é necessário gastar  balúrdios de €€€ em máscaras caríssimas.
Basta termos uma boa máscara e adicionar os ingredientes certos. Mas temos de saber que ingredientes são esses e os seus benefícios.


Neste post vamos falar do Ouro da Natureza, o Mel!



(No post "Como Aplicar Máscaras no Cabelo?" apontei os passos cruciais para garantimos que todos os ingredientes da máscara de tratamento são absorvidos.)


O mel é um alimento natural, muito nutritivo. É um excelente antioxidante, hidratante, ajuda na digestão, é um anti-séptico natural, tem inúmeros benefícios para a nossa saúde e bem-estar.


Benefícios do Mel no cabelo:



→ É composto por minerais, água, e tem praticamente metade dos aminoácidos existentes, além das vitaminas B, C, D, E e ácidos orgânicos.
→ Actua como um condicionador natural
→ É bastante nutritivo porque retém a humidade no fio
→ Contém açúcares, por isso, é um excelente hidratante
→ Com as proteínas e aminoácidos presentes na sua composição ele ajuda a tratar os cabelos porosos, quebradiços e elásticos
→ Dá brilho ao cabelo
→ Auxilia o crescimento capilar
→ Fortalece os folículos pilosos
→ Mantém o couro cabeludo limpo e livre de bactérias



Máscara capilar de mel


  • 3 Colheres de mel
  • 2 Colheres de azeite
  • ½ Abacate amassado (opccional)
Misturar todos os ingredientes num recipiente de plástico ou vidro, separar o cabelo por madeixas e aplicar a dois dedos da raiz. 
É importante ir massajando o cabelo enquanto se coloca a máscara para facilitar a absorção da mesma
Tempo de acção: 30 min.

Pessoalmente gosto imenso desta máscara, o mel tem muitos nutrientes e é óptimo para os fios, deixando-os sedosos e bem macios.


Máscara de Hidratação com Mel e Gema de Ovo



  • 4 Colheres de Mel
  • 2 Gemas de Ovo
  • 1 Colher de Máscara Hidratante

Misturar todos os ingredientes num recipiente de plástico ou vidro, separar o cabelo por madeixas e aplicar em todo o cabelo, não há problema se for até à raiz.
É importante ir massajando o cabelo enquanto se coloca a máscara para facilitar a absorção da mesma
Tempo de acção: 20 min.

Máscara de Hidratação com Mel e Óleo de Coco



  • 1 Colher de sopa de Mel
  • 1 Colher de sopa de Óleo de Coco
  • 1 Colher de sopa de Máscara de Hidratação

Misturar todos os ingredientes num recipiente de plástico ou vidro, separar o cabelo por madeixas e aplicar em todo o cabelo, não há problema se for até à raiz.
É importante ir massajando o cabelo enquanto se coloca a máscara para facilitar a absorção da mesma
Tempo de acção: 20 min.



Estas três máscaras podem ser utilizadas, alternadamente, no Cronograma Capilar

#jubadediva